Primeiros Sinais de Atenção no Câncer de Mama

O câncer de mama pode não apresentar sintomas nas fases iniciais, tornando o diagnóstico precoce fundamental.

O sintoma mais comum do câncer de mama é o aparecimento de nódulos (caroço) na mama ou na região das axilas, que geralmente são indolores, duros e irregulares. Mas outros sinais também podem aparecer, como:

- Mudanças na pele da mama, como retrações (afundamentos) na pele, textura semelhante à casca de laranja ou inchaço;

- Secreção Mamilar, cartilagem sanguinolenta ou com aspecto aquoso e sanguinolento que sai do mamilo sem pressão é motivo de preocupação;

- Alterações nos mamilos, como inversão (mamilo para dentro), dor persistente ou ulceração;

- Embora não seja um sintoma comum do câncer de mama, a dor mamária persistente ou inexplicável pode ser um sinal de atenção;

- Mudanças notáveis ​​no tamanho ou forma.

As causas exatas do câncer de mama podem variar, mas fatores genéticos, hormonais e ambientais podem interferir. A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais!

👉 Realize regularmente o autoexame das mamas para detectar alterações.

👉 Faça mamografias de acordo com as orientações médicas, especialmente se você tiver mais de 40 anos ou fatores de risco.

👉 Mantenha um peso saudável, pratique exercícios físicos, limite o consumo de álcool e evite o tabagismo.

👉 Se possível, amamente!

👩‍⚕️ Obtenha um acompanhamento médico regular e discuta qualquer alteração ou preocupação. Lembre-se, a detecção precoce aumenta muito à medida que as chances de tratamento bem-sucedido!